Information on this page is for customers in 

{{ town-name }}

Envenenamento por Monóxido de Carbono

Conheça os sintomas e saiba como reduzir o risco.

O Monóxido de Carbono Pode Ser Fatal

O seu sistema de aquecimento pode produzir monóxido de carbono (CO) se não estiver a funcionar corretamente ou se não tiver uma ventilação adequada, mesmo que aqueça a sua casa com gás natural, óleo, propano, carvão ou lenha.

O monóxido de carbono também é produzido por dispositivos de combustão interna, como carros e pequenos motores a gasolina.

O monóxido de carbono não tem cheiro, nem cor, nem sabor, mas é muito tóxico.

Os sinais que indicam a presença de monóxido de carbono em casa incluem:

  • Ar abafado, estagnado ou malcheiroso
  • Humidade muito elevada
  • Fuligem que sai de uma lareira ou sistema de aquecimento

Sintomas de Envenenamento por Monóxido de Carbono

Os sintomas de envenenamento por monóxido de carbono são muitas vezes confundidos com os da gripe e a maior incidência de envenenamento ocorre durante as estações do aquecimento e da gripe.

Os sintomas podem incluir dores de cabeça, tonturas, enjôos, pensamento pouco claro, falta de ar, fraqueza, problemas de visão e perda de controlo muscular.

Concentrações elevadas de monóxido de carbono podem resultar em perda de consciência, lesões cerebrais ou morte.

No entanto, as vítimas podem ter apenas um ou alguns - se é que têm algum - destes sintomas. Deve desconfiar-se da presença de monóxido de carbono se os sintomas desaparecerem quando se sai do edifício.

Se Suspeitar de Monóxido de Carbono

Avise a sua família, empregados ou trabalhadores e saia imediatamente do local. Abra as janelas e as portas ao sair, se o puder fazer.

Se o alarme deteta monóxido de carbono, saia imediatamente da zona e ligue para o 911 para informar os bombeiros locais.

Reduza o Risco de Envenenamento Por Monóxido de Carbono

O seu sistema de aquecimento deve ser "afinado" todos os anos por um empreiteiro de aquecimento licenciado ou por um fornecedor de combustível - idealmente antes do início da estação de aquecimento - para garantir que está em boas condições de funcionamento.

Os detetores de monóxido de carbono também devem ser colocados em todos os pisos perto dos espaços de dormir da sua casa e inspecionados regularmente para verificar o seu bom funcionamento.

A chaminé ou os tubos de ventilação também devem ser inspeccionados todos os anos para verificar se estão entupidos. Se encontrar algum problema, deve chamar imediatamente um limpador de chaminés profissional.

Da mesma forma, assegure-se de que a sua casa esta adequadamente ventilada, especialmente se tiver insulado ou renovado recentemente a sua casa ou se tiver encapsulado o seu sistema de aquecimento.

Não se esqueça de limpar sempre alguma neve, o gelo ou os resíduos que se acumulam à volta das aberturas de ventilação, dos contadores de gás, das aberturas do regulador e de qualquer outra tubagem exterior.